Tags

Logo do DCE (1)

O DCE-UFBA – Gestão Viração vem através desta nota repudiar totalmente a atitude da professora Hilda Maria Ferreira de Carvalho Amitay, que ministra a disciplina EDE424 e constrangeu e expulsou alunos do bacharelado interdisciplinar da referida aula.

Sabemos que esse não é o primeiro caso, e enquanto houver ausência de debate sobre o modelo de universidade que os BI’s se propõem, haverá outros. Mas não podemos deixar isso acontecer, afinal, esse tipo de atitude só expõe o conservadorismo que ainda permeia na universidade.

O IHAC ainda enfrenta problemas estruturais, como o prédio não concluído e ausência de sala de aula, sendo que o número de professores e servidores também não dão conta do instituto, que está inchado. Não podemos deixar que se some aos problemas do IHAC esse tipo de conduta.

Portanto, deixamos explícito nosso repúdio e esperamos que todos os estudantes que passarem por esse tipo de situação, não deixem se abater e procurem todas as instâncias possíveis, além de formalizar a denúncia, para não se perpetuar esse comportamento. Mas, antes disso tudo, desejamos que essa conduta não se repita, e que os professores que ainda não se propõem a construir o BI reflitam sobre a importância de pensar a universidade de maneira mais crítica e interdisciplinar, prezando acima de tudo pelo respeito.

E, mais que isso, é fundamental que a universidade não seja conivente com o abuso de poder de qualquer professor sobre qualquer estudante, em especial nos recorrentes casos de machismo, racismo e homofobia. Comunicamos à comunidade acadêmica que já estão sendo tomadas iniciativas para que tenhamos respostas plausíveis por parte da Universidade com relação ao caso específico.

Nenhuma agressão ou constrangimento de estudantes será tolerada.

 

Salvador, 27 de gosto de 2014

Diretório Central dos/das Estudantes da UFBA – Gestão Viração

Abaixo segue o caso ocorrido relatado pela própria estudante

Para quem não tiver facebook, segue o print do post.
bi