Na ultima quinta-feira(28), estudantes da UFBA em Assembleia debateram sobre cenário político do país.

20160501064206-2

Com tom de preocupação sobre o retrocesso que está colocado para as forças populares e a ofensiva conservadora contra a classe trabalhadora, dirigida por figuras como Michel Temer, Eduardo Cunha, Rede Globo de Televisão, Bolsonaro e cia, a assembleia seguiu em grande debate. 

Bruna Rocha (UNE) afirmou que “Uma parte da elite brasileira esta extremamente insatisfeita com a ascensão de setores populares, com negros entrando na Universidade, com mulheres em espaços de poder, etc. É importante que nós disputemos a mente das pessoas, apesar da disputa dos movimentos de esquerda na rua, eles possuem toda a estrutura midiatica e do Estado”

As entidades estudantis apontaram para um período de resistência e de muita luta contra qualquer tipo de retrocesso que esteja colocado, seja se posicionar contra o golpe, ou um cenário de aprovação do impedimento da Presidente Dilma. 

Najila Maria (UEB) pontuou sobre o caráter de um possível Governo Temer “Nossos desafios sao grandiosos, o provável governo de Temer é um governo neoliberal que demonstra um retrocesso para nosso país.”20160501064206

Uma das grandes preocupações apontadas pelos estudantes em Assembleia, é a pratica violenta e truculenta escolhida pela direita no processo da disputa política dos rumos de nosso país, pós período de redemocratização do país (pos Ditadura Militar de 64), a democracia brasileira corre novamente perigo.

Fabio Costa (DCE) colocou a preocupação sobre a ofensiva violenta “Logo que Dilma se elegeu as alas conservadoras e de direita demonstraram que não iam deixar Dilma governar, o projeto que foi apresentado pela direita perdeu nas ruas. O avanço do conservadorismo é demonstrado em situações como pessoas de vermelho sendo espancadas, casos de racismo/machismo/lgbtfobia aumentando, a UNE foi proibida de acessar a câmara dos deputados, dois companheiros do MST foram mortos, etc.”.

Durante a Assembleia, ficou nítido de como estudantes devem guiar-se nas lutas no atual momento. Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça! Golpe nunca mais!

Para-que-não-se-esqueça

Para conferir mais informações sobre Assembleia acesse a >ata da assembleia< na integra.